terça-feira, 7 de maio de 2013

Aletria da Avó Hermínia



Adoro Aletria!!
Uma das melhores recordações que tenho de infância era quando ia com o meu pai a casa das irmãs dele (minhas tias) e estas terem sempre grandes travessas de aletria fumegantes que eu comia até ficar enjoada...
Agora essas tias deixaram de fazer Aletria, mas para compensar a avó do meu marido faz Aletria muitas vezes e, assim, eu consigo matar a saudade...
Bem, só mais ou menos.. Pois a aletria das minhas tias era só feita com água e açúcar e quando esfriava dava para cortar grandes cubos que se comiam à mão (já me estou a babar) e a Aletria da avó do meu marido é feita com gemas e mais molinha..
Mas não deixa de ser muito boa e, por isso mesmo, homenageio-a aqui publicando a sua receita.


Aletria da Hermínia


Ingredientes:

·         250g de Massa de Aletria;

·         1,5l de Água;

·         250g de Açúcar;

·         5 Ovos;

·         125g de Manteiga;

·         2 cascas de Limão;

·         2 paus de Canela;

·         Canela em pó para polvilhar.

Preparação:

1.      Coloque ao lume, numa panela, a água com o açúcar, os paus de canela e as cascas de limão.

2.      Quando ferver, adicione a massa de aletria partida aos bocadinhos.

3.      Sem parar de mexer, deixe cozer a massa durante 10 minutos.

4.      Quando a água começar a “desaparecer” desligue o lume e adicione a manteiga.

5.      Numa tigela, bata as gemas e adicione-as à massa, sempre a mexer para as gemas não cozerem (ensinaram-me o truque de colocar um pouco da massa na tigela antes de adicionar as gemas ao tacho para as gemas se “habituarem” à temperatura).

6.      Deite a massa para uma travessa e, depois de fria, polvilhe com a canela.
 
Et voilá, muito docinha!!!
 
 
 



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...